quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Arte e Artesanato: Moldura

Moldura

Moldura é qualquer proteção externa utilizada em quadros, foram originalmente utilizadas como ornamentos arquitetônicos em altares de igrejas. Os material inicialmente utilizados foram madeira, mármore e metal. Quando feitos de madeira, a mesma era entalhada a mão e pintada ou coberta de ouro.
Atualmente as molduras são produzidas em série, em industrias especialmente dedicadas à sua produção. A madeira continua sendo a matéria-prima principalmente utilizada para este fim, sendo também utilizados os derivados da madeira, plásticos, alumínio, gesso e até mesmo de concreto (muito utilizada em fachadas de casa, soleiras de janelas, etc.
Hoje no Brasil a moldura se divide em 02 segmentos distintos, a moldura artística (moldura de quadro) e a moldura para construção civil (marcos de porta, alizares, vistas, batentes, etc.)
A moldura artística é muito difundida no sul do Brasil, mais precisamente em uma cidade do sul de Santa Catarina, chamada Braço do Norte. Desde 2000 quando o atual governador de Santa Catarina sancionou um decreto lei que nomeou Braço no Norte a capital latino-americana da moldura.
Hoje a moldura tem em sua matéria principal o pinus, que sofre várias transformações até receber o acabamento final e ser entregue ao cliente final. Para a produção de molduras artísticas podemos citar: O Corte da árvore (proveniente de reflorestamentos), O beneficiamento, a secagem, a usinagem (adquiri a forma da moldura) e posteriormente o acabamento da moldura que pode utilizar diversas máquinas ou matérias primas tais como; O gesso, a pirogravura, a gravação com massa, a pintura, o hot stamping, o lixamento, enfim uma série de processos podem ser aplicados de acordo com o acabamento necessario e o gosto do cliente.

A Moldura vem entrando na era ecológica já a algum tempo, hoje temos muitas fabricas que desenvolvem muitas molduras recobertas, ou seja, o perfil é usinado no seu formato desejado e logo após recoberto com papel. Com esse processo a moldura consegue se tronar economicamente mais viável e despensa muitos agentes que são nocivos ao meio ambiente, como tintas a base de solvente, etc. Esse mesmo equipamento tem se mostrado cada vez mais presente nas molduras para construção civil, recobrindo peças com lâminas de madeira provenientes de reflorestamentos ou de madeira certificada. Atualmente a cidade de Braço do Norte vem perdendo terreno nessa "briga" para se manter no posto de capital latino-americana da moldura, tendo em vista a grande expansão de mercado no sudeste e centro oeste que destinam a sua produção para empresas locais diminuindo frete e sobretudo São Paulo e Curitiba.
A Cidade de Braço do Norte além de suas fábricas de moldura abriga ainda a maior quantidade de mão de obra especializada no produto bem como empresas especializadas na fabricação de equipamentos para fazer a moldura (acabamento e corte/montagem do quadro).
Nesse grau evolutivo do processo de fabricação e comercialização da moldura pordemos sitar o grupo moldurart como o pré-cursor desse mercado em Braço do Norte e um dos primeiros em todo o Brasil.

Um comentário:

  1. eu queria muito sabe como se faz quadro sou seu fan de quadro posso
    sim ou não mande um recardo por favo

    ResponderExcluir